Notícias

Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, morre aos 85 anos

Grande parte da infância de muitos pela América Latina, o Chaves e Chespirito, Roberto Gómez Bolanõs, morreu nessa sexta-feira (28) aos 85 anos. As informações são da Globo.com, UOL Entretenimento, CARAS, INFO Abril.

Bolanõs, que era ator, humorista, escritor, produtor de cinema, televisão e teatro, havia completado seus 85 anos de idade em fevereiro. Na ocasião, um parente tinha descrito sua saúde como "frágil", dizendo que o ator ficava na cama quase o tempo todo, necessitando de acompanhamento 24 horas por dia.

Edgar Vivar, intérprete do Senhor Barriga na série, disse à Televisa que estava "em estado de choque". "Não pensei que fosse me afetar tanto", disse o ator. "Meu telefone não para de tocar. Um abraço compartilhado com milhões de pessoas do mundo. Vou lembrar dele sempre com um sorriso e bom ânimo. Temos que agradecer à Deus. Seu bom humor é a maior lembrança."

Foi informado que a última mensagem de Bolaños no Twitter foi: "Todo o meu amor para o Brasil". Ele havia escrito em resposta à uma fã brasileira.

A causa da morte do ator não foi divulgada ainda, mas informações divulgadas em abril diziam que Bolaños enfrentava problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer, e que havia se isolado com a família na cidade de Cancún, no México, em busca de ar puro.

Bolanõs era casado com Florinda Meza, intérprete da Dona Florinda, desde 2004, pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Tereza e Cecília, vindo de seu primeiro casamento com Graciela Fernández Pierre. Florinda Meza ainda não se pronunciou sobre a morte do marido.

Trabalho mais famoso do portfólio de Roberto Gómez Bolaños, "El Chavo del Ocho", conhecido aqui no Brasil como "Chaves", foi um divisor de águas na história das comédias para televisão. Em terras tupi-niquins, a série começou a ser exibida pelo SBT em 1984 e faz parte da faixa das 6 horas da emissora até hoje, se garantindo como o programa infantil de maior longevidade da TV brasileira.

Chaves conta a história de um menino órfão que vive dentro de um barril, em uma vila. Personagens como Quico, Chiquinha, Senhor Barriga, Senhor Madruga, Dona Florinda, Professor Girafales, Dona Clotilde (a bruxa do 71) e o próprio Chaves marcaram uma era na história da televisão latina. A série mais tarde rendeu animações, jogos, peças de teatro e brinquedos. Lembrando sempre de seus famosos bordões como "a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena", "tinha que ser o Chaves mesmo", "prefiro morrer do que perder a vida", "ninguém tem paciência comigo", "foi sem querer, querendo", "é tudo culpa do professor linguiça" e "teria sido melhor ir ver o filme do Pelé".

Reações


Logo acima, a homenagem que o SBT fez a Bolaños, A reação de artistas do Brasil e do mundo logo após a morte de Bolaños foi de tristeza e luto. Edgar Vivar, no Twitter escreveu: "Roberto, não se vá. Permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem nos fez feliz. Adeus, Chavito, até sempre". 

Entre celebridades nacionais, a humorista Tatá Werneck foi uma das primeiras à escrever em redes sociais sobre o acontecimento: "Pelo amor de Deus!! Luto oficial!! Meu maior ídolo! Meu amor! Minha grande inspiração! Chaves!!!!!! Caraca, tô chorando que nem uma idiota", escreveu a atriz.

Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha, mesmo depois de longas brigas judiciais sobre os direitos de seu personagem em Chaves, disse: "Obrigada por ter feito tantas pessoas felizes e pelos momentos maravilhosos que compartilhamos em nosso grupo. Descanse em paz, Roberto", disse a atriz no Twitter.

"O México perdeu um ícone, cujo trabalho transcendeu gerações e fronteiras", declarou o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.

"Foi um bom companheiro, amigo, irmão e um dos maiores escritores dos últimos tempos no México", disse Ruben Aguirre, intérprete do professor Girafales.

Biografia

O apelido "Chespirito" veio do diretor de cinema Agustin P. Delgado em referência ao seu 1,60m de altura, sendo diminutivo de William Shakespeare em espanhol. 

Bolanõs nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929, sendo formado em engenharia, mas nunca exercendo a profissão, começou sua carreira profissional em publicidade, quando começou a trabalhar com roteiros.

Foi casado pela primeira vez com a escritora Graciela Fernández, com quem teve seis filhos citados anteriormente. Em 2004, oficializará seu segundo casamento com Florinda Meza. Há não muito tempo atrás, quando perguntado sobre sua relação de décadas com a atriz, Bolaños disse: "já estamos casados há trinta anos. Temos um casamento sólido que só a morte acabará com ele... ou a Shakira!".

Na década de 70, Bolaños já havia feito papeis bem-sucedidos na televisão espanhola, e uma aposta ousada em parceria com a Televisa acabou o fazendo conhecido em toda a América Latina, "Chaves", "Chespirito", "Chapolin" eram exibidos em quase todos países latinos a partir de 1973.

Chaves foi dublado para mais de 50 idiomas e transmitido em países como Grécia, Japão e Tailândia.

Anos depois, distante do entretenimento televisivo, Bolaños escreveu um livro de poemas e sua autobiografia "Sem Querer Querendo".

...

Mais informações sobre a morte do ator serão postadas aqui. A Tudo Séries lamenta pela situação.

Compartilhe essa postagem!


VEJA TAMBÉM:

SOBRE O AUTOR:


Creepy Rocks
André Larios: criador, administrador, editor-chefe e postador, André é fã de uma boa lasanha na tarde de um domingo qualquer. Menos importante, gosta de assistir séries como Lost, House, The X Files, How I Met Your Mother e 24.








COMENTÁRIOS:

:ambivalent:
:angry:
:confused:
:content:
:cool:
:crazy:
:cry:
:embarrassed:
:footinmouth:
:frown:
:gasp:
:grin:
:heart:
:hearteyes:
:innocent:
:kiss:
:laughing:
:minifrown:
:minismile:
:moneymouth:
:naughty:
:nerd:
:notamused:
:sarcastic:
:sealed:
:sick:
:slant:
:smile:
:thumbsdown:
:thumbsup:
:wink:
:yuck:
:yum:

Próxima postagem
Postagem mais recente
Postagem anterior
Postagem mais antiga